Túnel

Fecho os olhos e a escuridão me leva a um túnel. Ah, um longo túnel! A iluminação é um pouco irregular, cor de âmbar, e me permite enxergar apenas alguns metros adiante conforme sigo em frente, em passos lentos. De relance, observo nas paredes retratos de tantas e tantas pessoas que passaram por ali durante todos esses anos. Alguns discretos, outros que se destacam e aparecem diversas vezes em diferentes cenários. Há alguns livros empoeirados em um canto, com suas capas coloridas e páginas intactas, perfeitamente conservadas, apesar da poeira.

Dependendo da direção, diferentes cores podem ser vistas. Tons de amarelo, laranja, anil e verde embalados por melodias doces e sorrisos. Tons de azul, violeta e cinza serenos e silenciosos. Se prestar atenção, é possível ler algumas palavras escritas no teto irregular. Palavras que traduzem sentimentos, datas, teorias, dúvidas e nomes. Ouço o vento assoviando levemente, ouço gotas finas de chuva caindo. Através de uma fresta, enxergo um raio de sol e escuto também risos. Noto incontáveis pedaços de papel espalhados pelo chão, todos com diferentes mensagens e mesma caligrafia. Anotações do pensamento, imagino eu.

Tiro alguns sorrisos e lágrimas de dentro de uma caixa esquecida. Faz frio, que às vezes dá lugar a um calor que parece não querer passar. Tudo ali parece intocável, imutável e, ao mesmo tempo, a cada minuto novos objetos são deixados em algum lugar – ou talvez simplesmente tivessem passado despercebidos antes. Não sei. Não preciso saber. Aliás, ali não se sabe nem pensa em nada: simplesmente vê, sente e entende.

Depois de muito tempo caminhando, no fim do túnel – ou suposto fim, pois não se pode ver o que há além dele – uma sutil neblina revela uma alma.

(Texto escrito em 2011, sem alterações).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s